Referência mundial em sistemas de gestão hídrica, empresa alemã amplia presença nacional de produtos com alta tecnologia para preservação de águas

A BW Expo 2015 é uma feira voltada exclusivamente para negócios, que deverá englobar especificamente tecnologias a serviço do meio ambiente. O evento acontece de 20 a 22 de outubro no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo e reúne os setores de água, esgoto, drenagem, gestão de resíduos, energia, solo e ar. É nesse contexto que a ACO Brasil lança um exclusivo sistema modular inteligente para contenção e armazenamento de águas pluviais, o ACO Stormbrixx® e amplia a gama de produtos de alta tecnologia para gestão de água nacionalmente. A inteligência por trás desse conceito popularizou-se no mundo todo por ser utilizada na fabricação de brinquedos: são peças plásticas que se encaixam permitindo inúmeras combinações.

Os módulos de ACO Stormbrixx® são de polipropileno (PP) reciclado, ideais para contenção e armazenamento de águas pluviais. A solução é completamente customizável em seu tamanho e formato, ajustando-se conforme as necessidades de cada projeto. As peças que compõem o tanque são leves e empilháveis, o que facilita e reduz drasticamente os gastos em logística e instalação. Com 95% de vazios, ou seja, espaços disponíveis para guardar água, a escavação necessária para instalação também é minimizada, reduzindo substancialmente o total necessário para aterro e melhorando as características do fluxo de escoamento da água.

A estrutura de célula aberta também permite o acesso completamente livre para inspeção por câmera e utilização de equipamentos de limpeza em todo o sistema, através de pontos de acesso. Na estrutura do tanque, além do corpo principal, o sistema traz painéis laterais em todo o perímetro, tampas superiores para garantir o suporte vertical e acessórios como o ponto de inspeção, tubos e conexões. ACO Stormbrixx® pode ser parte de uma solução independente ou integrar um sistema de drenagem de águas pluviais sustentável, projetado para coletar e armazenar águas superficiais, com altíssima versatilidade de aplicações.

Na feira, a empresa traz ainda o ACO Grid®, um sistema de reforço e estabilização de solo, fabricado em polietileno reciclado, com 90% de porosidade. As placas são leves e possuem uma resistência à compressão de 250 toneladas por metro quadrado, sendo possível fazer a estabilização de pedras ou a contenção de grama. Este produto ACO reduz a formação de sulcos e danos ao terreno, permitindo o tráfego de veículos e a infiltração da água de chuva no solo. ACO Grid® é composto por placas leves e é adequado para uma ampla variedade de aplicações, incluindo áreas residenciais, de estacionamento e vias de acesso. O produto exige pouco espaço para transporte e também pode ser montado de acordo com a necessidade de cada projeto.

PALESTRA TÉCNICA

Dia: 21/10

Horário: 10h45 às 11h25

Local: BW Conference – Seminário Técnico Sobre Drenagem (Confira programação completa aqui).

A ACO irá participar abordando o tema “Soluções Urbanas para Drenagem”

Sustentabilidade: uma decisão de gestão

Toda mudança climática afeta diretamente o Ciclo Natural da Água. Por isso é cada vez maior a preocupação em projetar assertivamente o volume de escoamento da água em cada projeto, diminuindo o risco de inundações e contaminações. São essas medidas que cuidam de reduzir a sobrecarga nas redes de drenagem e melhoram a qualidade da água utilizada pela população, de maneira geral.

Para se ter uma ideia, captar a água da chuva pode ser uma alternativa inteligente e de contribuição efetiva aos sistemas urbanos de contenção como piscinões ou sistemas de drenagem tradicionais, que destinam a água diretamente para as bacias de abastecimento. “Quando você capta a água e direciona o seu escoamento, minimiza o impacto que uma chuva forte pode causar na malha urbana. Vemos que a drenagem projetada na maioria das grandes cidades não previa mudanças climáticas como as que estamos vivendo e responsabilizar-se por essa destinação é uma tendência, uma maneira de repensar não só os espaços urbanos, mas também a preservação da água”, explica o engenheiro e diretor da ACO Brasil, Fernando Hermann Wickert.

Entenda:

A demanda por água deve crescer 55% até 2050, segundo a Unesco. Mais de seis bilhões de pessoas viverão em áreas urbanas, de acordo com as projeções do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos, divulgado este ano. Todos os aspectos dessa evolução orientam para que projetos e obras sejam pensados sob aspectos práticos.

A tecnologia ACO serve para manter os ciclos de água limpa na indústria, agricultura, transporte e comércio, e proteger o meio ambiente. O Grupo produz soluções voltadas para águas pluviais (vindas da chuva), água de superfície (depositada no pavimento), água industrial (utilizada em processos fabris) ou água residual (misturada com materiais como óleo, metais pesados, entre outros). Por isso, todos os produtos ACO são desenvolvidos sob quatro pilares:

Collect – coletar e conduzir: a água da superfície é recolhida rapidamente pelos sistemas de drenagem lineares, compostos de canais de drenagem e seus acessórios, projetados para alta performance e para cumprir requisitos específicos de cada projeto.

Clean – tratar e processar: os sistemas evitam que resíduos ou partículas contaminantes sejam lançados na natureza. A ACO fabrica todos os tipos de separadores em concreto polímero e polietileno, com componentes projetados para cumprir rigorosamente os requisitos funcionais de cada projeto.

Hold – reter e armazenar: por meio de tecnologia exclusiva, os sistemas ACO garantem acondicionamento do líquido armazenado e permitem um controle absoluto do volume coletado, que pode ser hermeticamente guardado ou liberado gradualmente, dependendo da utilização necessária em cada projeto.

Release – destinar e reutilizar: a ACO oferece produtos que garantem a distribuição exata de volumes de água e que permitem uma destinação customizada e controlada da água.

ACO Brasil: soluções para drenagem e tecnologia em gestão hídrica

A ACO é uma empresa alemã, líder mundial em soluções de drenagem, com um faturamento estimado em 670 milhões de euros em 2014. Estabelecida no Brasil desde 2010, a sede nacional fica na cidade de Jacareí (SP), no Polo Industrial Municipal. Há dois anos, a taxa de crescimento da empresa ultrapassa a média de 30% ao ano e a marca já influencia o dia a dia de milhares de brasileiros em aeroportos, rodovias, portos, shopping centers, vias, residências, estádios e centros esportivos de excelência no país. Concentrada em cuidar da água, a ACO

desenvolve sistemas de alta tecnologia para captar, tratar, reter e destinar recursos hídricos, garantido segurança e qualidade desde a concepção de cada projeto.

Alinhavo Assessoria

Entre em contato: imprensa@acodrenagem.com.br

Tanque para armazenar água pluvial_Liberação controlada de água
Tanque para armazenar água pluvial_Liberação controlada de água