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Maior pista de testes de pneus automotivos da América Latina conta com drenagem ACO
Elias Fausto/SP

O Circuito Panamericano da Pirelli, inaugurado em agosto de 2020, é o maior complexo de pistas de testes da América Latina. Localizado na pequena cidade de Elias Fausto, a cerca de 120 km de São Paulo capital, possui um terreno de 1.650.000 m², sendo 205.000 m² de área construída. O complexo é oito vezes maior do que o antigo campo de provas da Pirelli, em Sumaré, SP, e começou a ser desenvolvido em 2012 tendo um investimento total de R$ 90 milhões. Segundo a empresa, as sete pistas comportam a realização de uma infi nidade de testes, com asfalto seco ou molhado e em circuito fora de estrada com veículos de duas e quatro rodas (off road), além de avaliações de ruído e conforto que também poderão ser feitas no local. Além de toda a estrutura de pistas, o complexo está equipado com auditório, sala de briefi ng e boxes, tornando-se um polo fundamental de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli e está conectado aos outros onze centros de P&D que a empresa possui. Além de ser utilizado para os testes e o desenvolvimento dos pneus da própria companhia, também estará disponível para testes e processos de montadoras e parceiros para avaliações técnicas e outras atividades, como a realização de eventos fechados.

O projeto de drenagem das pistas de testes contou com o suporte técnico da ACO, sendo dimensionado para atender as vazões geradas pelas águas pluviais, assim como pela irrigação artifi cial das pistas para realização de alguns tipos de testes. Em linha com o empenho da Pirelli em preservar e minimizar o uso dos recursos naturais, o complexo prevê a reutilização total da água utilizada no sistema de irrigação automática das pistas escoada pelos canais de drenagem. Como solução foram instalados mais de 1.500m de canais de drenagem, além da completa linha de acessórios, como caixas de limpeza, elementos de inspeção, adaptadores e tampas da linha ACO Monoblock, modelos RD150V e RD200V. Coube à ACO, em conjunto com a empresa responsável pelo projeto, fazer o correto dimensionamento do sistema e prever as saídas necessárias para a rede de drenagem, priorizando atender os critérios de projeto e dar a devida segurança aos usuários. A instalação da drenagem se deu em 2017 e o ACO Monoblock foi o sistema de drenagem indicado pois garante máxima confi abilidade em pistas de alta velocidade. Fabricado em concreto polímero e com formato monolítico, ou seja, a grelha integrada ao canal em peça única, proporciona alta segurança já que não há riscos de a grelha soltar-se acidentalmente. A superfície lisa dos canais e a seção transversal interna em forma de V maximizam a capacidade hidráulica e aumentam o efeito de autolimpeza do canal, reduzindo custos de manutenção. Como são canais pré-fabricados e contam com conexão macho e fêmea entre eles, garantem uma instalação simples e rápida, minimizando o tempo e custos da obra.


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