Drenagem residencial_economia e sustentabilidade_captação da água

A captação de água da chuva em residências é uma das alternativas mais eficientes para economizar dinheiro e recursos naturais.

Além das soluções mais comuns, que estão relacionadas à coleta da água proveniente de coberturas e terraços, também é possível gerenciar projetos que façam a coleta da água nas garagens e jardins.

Um bom sistema de drenagem de águas pluviais deve levar em conta a área de captação ou incidência da água da chuva (fachadas, telhados, lajes e áreas de coleta horizontal), assim como as calhas ou canaletas, os condutores verticais (tubos de descidas) e horizontais (tubos ou canaletas) e os ralos (de cobertura e de piso), além das caixas de passagem, inspeção, entre outros. Para o dimensionamento das partes constituintes do sistema de drenagem é fundamental considerar o índice pluviométrico do local para obter o desempenho adequado frente ao regime e intensidade de chuvas.

A ACO Drenagem oferece soluções residenciais modernas, sustentáveis e de baixo custo. Pensando em projetos para captação de água em garagens e jardins, a empresa desenvolve canais e ralos que permitem o direcionamento dessa água para um reservatório ou cisterna para reutilização doméstica.

A captação e reutilização da água pode gerar uma economia de até 50% no consumo de água, uma vez que ela é utilizada para a lavagem de pisos, carros e nas descargas dos vasos sanitários, responsáveis por boa parte do alto consumo hídrico das residências em todo Brasil.

Uma das alternativas oferecidas pela ACO Drenagem para a captação de água em garagens e jardins é o produto ACO Self, um sistema de drenagem de baixo peso, com canais fabricados em concreto polímero e diversas opções de grelhas. Ele possui conexão macho e fêmea, o que permite instalação simples e rápida, pré-marca vertical para conexão com tubo de PVC e espaço para junta de vedação entre os canais.

Outra solução apresentada pela empresa é o produto ACO Self Hexaline, um sistema fabricado em polipropileno reciclado de instalação fácil e rápida. Ele também possui sistema de encaixe macho e fêmea, conexão de saída com posição variável e sistema seguro de fixação de grelha.

O diretor geral da empresa, Dimas Santos, afirma que “os canais Self e Hexaline da ACO são instalados no entorno das casas e direcionados para os reservatórios, contribuindo significativamente para a captação da água”.

Dimas Santos faz ainda um alerta. “A captação da água da chuva é uma ótima alternativa para economia e preservação dos recursos naturais, mas é preciso lembrar que mesmo com filtros e aditivos, essa água não é potável, ou seja, não é apta para consumo humano”, afirmou o diretor.

ACO Brasil

A ACO Brasil é uma organização pertencente ao Grupo ACO, um dos líderes mundiais em tecnologia de drenagem profissional, limpeza econômica, liberação controlada e reutilização da água. O Grupo, fundado e sediado na Alemanha, é o maior fabricante de concreto polímero do mundo. Atualmente o Grupo ACO conta com 4.800 colaboradores em mais de 40 países atuando com 30 plantas industriais em 15 países.

A ACO está no Brasil desde 2010, quando iniciou as atividades de venda e distribuição, tendo inaugurado sua unidade produtiva em Jacareí-SP no ano de 2016 com a primeira fábrica de produtos em concreto polímero da América Latina.

Atendimento à imprensa:

Código BR Comunicação – Bianca Totti

bianca@codigobr.com.br / (12) 99146-0336